segunda-feira, 30 de março de 2009

2º Dia - “O mago da caracterização”, Vavá Torres

Reconhecido como “o mago da caracterização”, Vavá Torres, o conceituado maquiador da Rede Globo, abriu o 2º dia da Hair Brasil 2009 com o workshop “Caracterização e seus grandes efeitos” e atraiu um grande público.

Para uma platéia formada por maquiadores e cabeleireiros, Vavá Torres apresentou duas técnicas: a primeira de envelhecimento com auxílio de próteses como barba, bigode e efeitos na pele; e a outra foi numa modelo para evidenciar a produção para editorais de moda, beleza e desfiles.

Acostumado a aplicar técnicas de maquiagem em personagens de peças teatrais, novelas, cinema, clips e campanhas de beleza, Vavá Torres explicou como criar barba ou bigodes semelhantes aos verdadeiros. “Tudo é técnico, de uma corda de naylon é possível criar uma barba e a cor varia de acordo com a necessidade. O importante da caracterização é a preocupação com os detalhes de colagem para que não sejam expostos. Tudo tem que ficar perfeitamente maquiado, a finalização é a alma do trabalho, principalmente se for feito para TV”, disse.

As demonstrações passa-a-passo das diferentes tipos de maquiagem e utilização de próteses, segundo ele, devem estar de acordo com os cortes de cabelo e penteados dos modelos ou personagens. “Vale lembrar que 80% dos produtos utilizados na caracterização são importados, mas podem ser encontrados em algumas empresas aqui no Brasil ou em escolas de caraterização”, informou o maquiador e proprietário da Oficina de Maquiagem Makvator, no Rio de Janeiro, onde ele também ministra cursos para profissionais ou interessados em conhecer e aprender os segredos da maquiagem.

O premiado profissional é reconhecido por diversos trabalhos realizados para televisão como: minisséries, novelas, entre outras produções consagradas e premias no Brasil e Exterior. Vavá Torres tem em seu portfolio a experiência de mais de 20 filmes, 15 novelas, 13 minisséries, 20 peças teatrais e outras várias produções para desfiles, editoriais de moda e escolas de samba. “São mais de 30 anos de trabalho como maquiador é um artista plástico. Gosto muito do meu trabalho e o ato de maquiar ou caracterizar um personagem é apaixonante”, disse o artista.

Nenhum comentário: