domingo, 21 de dezembro de 2008

Como abrir um salão de beleza

As dúvidas são muitas na hora de montar um negócio próprio, mas elas não devem servir como fatores de desmotivação. Cada questionamento respondido é uma chance a mais de sucesso
Excelência no atendimento é o grande diferencial que um salão de beleza pode oferecer a seus clientes”, determina o consultor de negócios Osvaldo Alcântara. E os números mostram que ele está com toda a razão. Um levantamento recente feito pelo grupo Ikesaki mostra as principais razões que fazem os clientes deixarem de ir aos salões de beleza que costumam freqüentar:
• 3% mudam de endereço;

• 5% adquirem novos hábitos;

• 9% trocam de estabelecimento devido a preços altos;

• 14% mudam de salão de beleza quando estão insatisfeitos com a qualidade dos produtos;

• 69% procuram outro salão por causa da má qualidade no atendimento.Para ilustrar essa idéia, Osvaldo cita um pensamento do consultor e palestrante Roberto Shinyashiki: “Sucesso é conseqüência de um trabalho especial. Se você faz o que todo mundo faz, vai chegar aonde todo mundo chega. Se quer alcançar um lugar diferente, precisa fazer o que a maioria não faz”. Além da qualidade no atendimento, ele elenca outros aspectos decisivos para o sucesso de um negócio.

• A qualidade das instalações e dos equipamentos, a pintura e a decoração precisam estar em conformidade com o ambiente.

• A higiene do ambiente e dos funcionários deve ser uma preocupação fundamental.

• Os clientes devem ser recebidos num ambiente confortável e seguro, incluindo, se possível, área para estacionamento dos carros.

• A aceitação de cartão de crédito é uma facilidade e um atrativo.

• Usar produtos e equipamentos de qualidade.

• Ter flexibilidade no horário. Para não se “perder” na hora de lidar com tantos detalhes, o novo empreendedor precisa ir a cursos e palestras sobre negócios e não deve querer fazer tudo sozinho: é fundamental que terceirize serviços, como o de contabilidade, necessário para a constituição e manutenção legal da empresa. Nesse processo de aprendizado, é possível, também, buscar orientação em entidades como o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –, que possui uma equipe de profissionais à disposição dos novos empreendedores e, entre outras facilidades, distribui uma cartilha com informações preciosas para a abertura de salão de beleza.

fonte:bsg cabeleireiros e www.arqmej.com

5 comentários:

Erisvaldo disse...

obrigado pelas informações. Que Deus sempre te ilumine por este coração de ajudar o próximo.

Carmem Cabeleireira disse...

Disponha estamos aqui para ajudar, obrigado pela visita.
Abraços
Carmem

jaque disse...

Olá Carmem, achei por acaso essa postagem do seu blog, apesar de antiga, e vi que você utilizou uma imagem de um dos nossos projetos (www.arqmej.com), poderia, por gentileza citar a fonte? Atenciosamente.

Ana Maria disse...

Ola Carmen, tudo bem?
Estou abrindo um salao em Sp, na av. brigadeiro faria lima, e gostaria de saber qual a dica vc. poderia me dar p/ contratacao dos profissionais, nao sou da area..., e somente irei administrar, por tanto dependerei de bons profissionais.
agradeco a sua gentil ajuda!
abracos
Ana Maria

Carmem Cabeleireira disse...

Olá, Ana Maria
Tudo otimo
Você poderia começar pegando alguns curriculun e dai fazer uma seleção de pessoas capacitadas e com experiência no ramo de beleza.
Me mande seu email que darei mais informações.
Sucesso
Carmem