quarta-feira, 30 de julho de 2008

Equipe: ferramenta principal do salão

Dicas para contratar pessoas e mantê-las sempre motivadas

Um estabelecimento de qualquer ramo de atividade precisa ter como meta principal formar uma boa equipe. Nela, as pessoas têm objetivos comuns e trabalham em prol do bem-estar coletivo. Para que essa meta seja atingida, o empreendedor deve ter clara a necessidade de estimular a equipe a conversar, a se tratar bem e a se considerar quase como uma família.

Mas como fazer isso? É imprescindível ficar atento à rotina do salão, dividir os conhecimentos e mostrar o que é bom para a empresa. É muito bonito falar em equipe, mas poucos sabem montá-la com eficiência.

Muitas vezes, o dono do salão é o principal responsável pela formação de uma má equipe. Para que isso não ocorra, é necessário adotar algumas posturas. Confira:

- Cultive um bom relacionamento com os colegas de trabalho. É desagradável um cliente observar que um funcionário do salão está falando mal do outro. Ao ver essa cena, ele pode sair pensando: “Será que falarão mal de mim também?”.

- Fique atento a posturas personalistas. Quando um funcionário trouxer um bom movimento para o salão, não feche os olhos para posturas inadequadas que ele possa ter. Fazendo isso, a equipe pode pensar que você o está protegendo e se influenciar pelo mau comportamento.

- Converse com a equipe. Assim que detectar um problema de comportamento, chame a pessoa em questão e explique a necessidade do trabalho em conjunto. O funcionário precisa ter o espírito do proprietário da empresa: lutar por ela.

- Saiba demitir. Quando jovem, aprendi uma história valiosa que afirmava: tenha sempre uma chave-de-fenda para apertar parafusos soltos. Caso precise fazer isso três vezes, o parafuso não presta ou estragou a superfície na qual está inserido. Se transportarmos essa filosofia para as pessoas, fica assim: se você já chamou a atenção de um funcionário mais de uma vez e não adiantou, tem algo de errado com você, com ele ou com o serviço que executa.

- Se o proprietário for um profissional de beleza, é necessário que aprenda sobre leis trabalhistas, fornecedores e divisão de tarefas. Precisa colocar em prática seu perfil empreendedor.

Osvaldo Alcântara (consultor de negócios)

Fonte: bsg-revistacabeleireiro



sexta-feira, 11 de julho de 2008

A NATAL HAIR FEIRA REGIONAL DE SAÚDE E BELEZA, é considerado um dos melhores eventos do seguimento, criado em 1999 pela Fafá Medeiros Produções e Eventos, empresa que atua a mais de 20 anos no mercado, realizando eventos de médio e grande porte.

A feira reúne marcas nacionais e internacionais de produtos, equipamentos e serviços do setor de saúde e beleza. Promove o contato direto entre indústria, fornecedores, distribuidores, atacadistas, varejistas, salões de beleza e clinicas de estética de toda a região, criando grandes oportunidades de negócios com Workshops, Seminário de Manicure, Jornada de Estética.